Yatta!!!

eis que demos por terminado o nível de iniciação de japonês YAY 🙏 

das 40 semanas de aulas faltamos apenas a 3, um feito inimaginável da nossa parte, que nos aguentamos à bronca até ao fim. metade da turma ter desistido nos primeiros meses é um bom indicador da dificuldade da lingua lol

nos últimos tempos começou a ficar particularmente difícil, com a quantidade crescente de kanji para decorar, e as milhentas maneiras de conjugar verbos e adjectivos, e não houve grandes oportunidades de estudo. pelo meio, ainda tivemos uma aula de shodō (caligrafia) e outra de chadō (cerimónia de chá), que foram bastante engraçadas.

mas no rescaldo do ano, aquilo que mais me impressionou, foi a santa paciência que a sensei tem para aturar a cambada de weeboos que frequenta as aulas - que a avaliar pela amostra da nossa turma, deve ser praí uns 80% dos alunos lol alinha sempre nas conversas, não se fica atrás quando desata tudo a falar de anime. a juntar ao sentido de humor brutal, para rir das parvoíces da malta, como a "cerimónia do kappu nūdoru", que foi piada durante umas três aulas.

daqui por uns meses começa o nível elementar, e é bem provável que a coisa descambe logo desde o inicio 😅

11 de Julho de 2018, às 22:24link do post comentar