Web Summit
Novembro 11, 2016
acabei de passar 3 dias enfiada no web summit, e ainda estou assim um bocado zonza com a experiência. isto vai sair a quente, e provavelmente ainda com muita adrenalina a circular no sistema :D
por acaso nem estava à espera de calçar lá. os bilhetes são caros como o raio (e não percebia muito bem se valia a pena o investimento), e já cheguei tarde aquela história dos bilhetes gratuitos do women in tech. até ao dia em que a startup em que trabalho ter entrado numa competição e ser seleccionada para ir lá vender o peixe. de repente, o web summit estava na agenda.
não sabia muito bem o que esperar do evento. sabia que era sobre tecnologia, mas com uma forte componente de empreendedorismo, e que o networking era assunto sério. às tantas, o "web" ali no nome até induz um bocado em erro.. aliás, nem sequer faz grande justiça à verdadeira natureza daquele evento.
da primeira vez que abri a app e fui ver o calendário das conferências, assustei-me logo! eram alguns oito palcos a bombar uma insanidade de talks. da selecção que fiz, cheguei a ter mais de três no mesmo slot horário. nem sabia como havia de gerir aquilo.. deixava-as ficar lá para ter algumas de backup.
mais assustada fiquei, quando ao segundo dia cheguei lá e depararei-me com aquela confusão de gente, vinda dos quatro cantos do mundo de propósito para estar ali. os pavilhões da FIL estavam divididos entre palcos, áreas de exposição e de reuniões, e havia uma imensa massa humana, em permanente movimentação, a velocidades inconstantes e direcções erráticas - um pesadelo para atravessar três pavilhões em menos de 5 minutos. era quase impossível acabar de ver uma talk no pavilhão 1, e ter outra a começar dali a 10 minutos no pavilhão 3 e chegar lá a tempo.. ir para o palco central (no meo arena) então, era para esquecer.
ao fim de umas quantas talks dentro das minhas áreas de interesse, comecei a perceber que o 20 minutos de duração mal riscavam a superfície do tema que abordavam e era quase uma perda de tempo. eram superficiais, e apenas estavam a validar o que eu ja sabia/fazia, sem ensinar nada de novo...
...e foi aí que me bateu: isto não é para mim, é para quem não conhece nada deste assunto. estão aqui milhares de pessoas, das mais variadas industrias, com os mais variados interesses e backgrounds. é impossível isto ser um evento muito técnico.
percebi que não devia limitar-me a talks dentro das minhas áreas de interesse, mas sim a temas que não têm nada a ver comigo, e que também são relevantes. porque não estava ali nada que não fosse relevante, apesar de superficial.
ajustei a agenda do terceiro dia, e foi então que percebi a importância poderosa daquelas "snack" talks de 20 minutos. estas talks têm o propósito de nos fazer expandir os horizontes. para nos apercebermos das dificuldades e desafios que as outras áreas e industrias enfrentam (e que no fundo não são muito diferentes dos nossos), as abordagens que estão a tomar, e os resultados que estão ter, and so on!
e retiravam-se sempre lições importantes. fartei-me de tirar notas. aprendi mais numa talk sobre a industria automóvel, que numa sobre usabilidade, por exemplo.
para não falar que, com aquela confusão toda, a nossa capacidade de atenção é muito reduzida. 20 muitos é o tempo ideal para sermos expostos a outras realidades (ainda que de uma forma muito sucinta), e evitam o factor "ca granda seca, quando é que isto acaba". perfeito!
com tanta coisa boa para ouvir, acabei por não conseguir dedicar muito tempo às centenas de startups que lá estavam representadas, e que todos os dias rodavam. e cheira-me que perdi muita coisa interessante..
o networking é de facto um dos grandes pontos altos. milhares devem ter sido os cartões de visita trocados durante esta semana que passou. e acontece não só durante o evento principal, mas como também nos eventos satélite que inundaram os bares e restaurantes da zona central da cidade, nos últimos dias. era giro ver a malta na rua com o badge ao pescoço (eu incluída lol).
also, a quantidade de caras conhecidas que encontrei durante os três dias que lá estive, também me deixou muito contente :D
o quarto e último dia estava reservado para exposição do nosso projecto, e apresentá-lo a quem estivesse interessado. das nove da manhã às seis da tarde, em pé, a falar ora em português, ora em inglês, quase non-stop. éramos 5 e não tínhamos mãos a medir. de vez em quando rendiamo-nos uns aos outros, para descansar as pernas e a garganta, aproveitar para comer qualquer coisa, e já agora, apanhar uma talk durante o processo. felizmente estávamos ao lado de um dos palcos com algumas das talks mais relevantes do dia. tou aqui com as pernas e as costas todas estropiadas, amanhã não me dou mexido, mas valeu totalmente a pena. foi brutal!!
tivemos uns vizinhos americanos porreirissímos e cheios de genica, que abordavam as pessoas de uma forma genial "can i interest you in a rock?" e ofereciam uma pedra. tão, mas tão bom! ao fim do dia estavam tão mortos como nós, mas estavam super contentes com o resultado da exposição. diziam que tinham beneficiado com a nossa vizinhança, porque havia sempre ali montes e gente a parar. eu partilho da mesma opinião, eles também prendiam muita malta. os vizinhos ucranianos é que não se safaram tão bem.
da perspectiva das startups, também fiquei a perceber a verdadeira importância do web summit. é uma oportunidade incrível para projectares o teu produto, de ganhares clientes e investidores, de trocares ideias com outras pessoas, para inclusive melhorar/afinar aspectos que nunca te ocorreram. em inicio de vida, isto vale ouro!
os stands estavam estrategicamente posicionados perto da passagem para os palcos e os participantes que as iam ver, tinham que passar por lá e acabavam por ver a exposição. se o teu produto lhes despertar curiosidade, elas vão querer saber mais sobre ele, e tu vais potencialmente arranjar bons contactos. aqui já estou a falar por experiência própria. o desafio agora é saber manter e usar esses contactos.
e ainda bem que é só um dia de exposição.. são sei se aguentava três daquilo!
organizar um evento àquela escala deve ser uma coisa de loucos. agora consigo compreender o preço dos bilhetes (apesar de reconhecer que não são adequados às carteiras portuguesas). tudo impecável, desde a decoração e organização do espaço; temas bastante relevantes nas conferências, bons speakers e hosts com o trabalho de casa bem feito; exposições bem planeadas e bastante dinamizadas. tudo sem grandes atrasos e bastante afinado.
a única parte menos boa foi talvez devido ao elevado número de participantes, que tornava as deslocações no recinto penosas, e formavam filas incríveis para comer ou para usar os wcs. e três dias só a comer porcarias, vá!
resumindo, sinto que tive a experiência web summit completa. desde o evento principal (enxurrada de talks, a exposição, o networking, etc) aos meetups e after parties, e dou-me por muito grata de ter tido a oportunidade de participar. conseguiu ser overwhelming e ao mesmo tempo uma verdadeira surpresa, e espero muito voltar lá para o ano que vem \m/