Vira-cas(a)cas
Outubro 05, 2019
todàgente que tem passado por aqui nos últimos 11 anos sabe da minha paixão declarada ao cascas, e não quero passar por vira-casacas por tê-lo despachado de forma tão abrupta, quando ainda há um ano disse que 10 anos era pouco, e que tinha intenções de ficar com ele pelo menos mais 5...
até para mim, a coisa foi totalmente inesperada, a sério!
que não restem duvidas nenhumas, amei aquele o carro desde o primeiro segundo, até ao último em que o tive. aproveitei-o ao máximo, e senti um nó na garganta quando me despedi dele. entreguei-o prestes a fazer 11 anos e com uns respeitáveis 220 mil km no lombo, e impecável, como sempre foi...
acontece que a nissan era a única marca que andava atenta às novidades, porque já se sabe que tenho uma cena com nissans. por mim, tinha nissans até ao fim dos meus dias. só que a nissan, depois de ter parido o qashqai, parece que se encostou à sombra do sucesso do carro, fazendo apenas alterações estéticas e acompanhando as tecnologias de apoio à condução, mas de resto, sem grandes novidades. além disso, o aspecto dos modelos mais recentes não me seduzia particularmente, o qashqai tornou-se num carro de família, com um ar adulto e respeitável, e eu comecei a deixar de identificar-me com ele.
mais ou menos pela mesma altura, o homem começou a dizer (e eu concordava), que o qashqai era "demasiado" carro só para nós os dois, e andava de atenções viradas ao juke, por ser mais pequeno e mais ágil (como testemunhamos no ano passado, em maiorca). mas.. eu acho o carro horroroso, e não tem uma actualização significativa desde que saiu finalmente já saiu, mas.. meh..
nos entretantos, e porque não consigo abdicar do carro para as deslocações na cidade, começou-me a dar um certo peso na consciência por ter um carro poluente e barulhento, quando finalmente chegamos a uma altura em que já existem alternativas. e comecei a deitar o olho aos eléctricos, embora ache que ainda não amadureceram o suficiente para as minhas necessidades (pelo menos 700km de autonomia, e que não precise de assaltar um banco para pagá-lo).
vai daí, estava confortavelmente à espera que a nissan puxasse outra à QQ, e lançasse um crossover compacto eléctrico à maneira, i.e. o juke (once you drive high, you never go back), mas com umas linhas jeitosas. até que uma tarde destas, vamos a sair do trabalho, o homem chama-me a atenção para um carro que estava estacionado mesmo atrás do nosso.
"topa-me este bicho", diz ele...
eix cum caralho... que carro LINDO!!
ainda por cima, híbrido, que não sendo eléctrico, pelo menos na cidade, é quase como fosse.
fiquei doida com o carro. como é que um modelo [toyota c-hr] que já anda aí há alguns 3 anos me passou completamente ao lado? (in)felizmente, pertencia a alguém que trabalha nas redondezas, e passei a reparar nele (e a namorá-lo) quase todos os dias. até que o homem faz a derradeira sugestão,
"devíamos ir ao stand da toyota vê-lo por dentro, e marcar um test drive..."
...é que é já!
calhou que a marca estava com umas condições de financiamento porreiras, e o cascas podia ser entregue como entrada, não tínhamos que entrar com guito praticamente nenhum.. hummmmm..
uns dias depois de termos ido ao stand inspeccioná-lo minunciosamente, e de eu não ter conseguido encontrar nenhum defeito no carro, e de ter andado a fazer o trabalho de casa, a ver se valia mesmo a pena trocar (em vez de esperar por um eléctrico que me enchesse as medidas), fomos a um evento da marca fazer o test drive, e fiquei maluca com o silêncio e a suavidade de condução do bicho. pode ser mais rasteirinho que o cascas, mas a posição de condução é alta o suficiente. a primeira coisa que fizemos foi meter o spotify a bombar no sistema de multimédia, era um deal braker se não fosse possível. já não ter android auto......
eu estava a conter o entusiasmo, porque não estava a disposta deixar o cascas ir sem dar luta.. depois de uma longa negociata, chegamos a um ponto em que o vendedor se rendeu, "se eu lhe fizer este valor, você compra o carro hoje?".
eu disse "SIM", para horror do homem, que se contorcia desconfortavelmente na cadeira ao meu lado, às contas da ideia de trocarmos de carro, ali e agora lol
why the fuck not? por enquanto o cascas ainda vale uns trocos, mais dois ou três anos anos e não me dão praticamente nada por ele, e não tardando, começa a dar despesas (isto foi a desculpa racional que eu arranjei para justificar o facto de querer comprar um carro novo quando não precisava realmente lol). siga!!
funny thing.. a compra do QQ também foi fechada em maio, e também chegou em julho.
estou apaixonadíssima pelo carralho 😍 não só é giro que se farta, como está cheio de tecnologia genial, é super poupado, e conduz-se que é um mimo. mas sobre isso, tá um post no forno.