Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lost in wonderland

lost in wonderland

RoboC...rap

Fevereiro 17, 2014

quando soube que a heresia que se seguia era com o robocop espumei-me toda com a raiva que aquilo me deu.. não bastava já o desastre com o total recall? mas o que é que deu nesta gente, para andarem a arruinar os ídolos de juventude duma pessoa assim, sem pedir licença? HUMPF.. 

disse logo ao homem nem morta m’apanhava a ver aquilo no cinema, mas entretanto mudei de ideias - não me apeteceu ter de esperar meses para poder achincalhá-lo como sucedeu com o outro. 

tão na sexta, como parte do programa de s. valentim, e depois de um delicioso repasto de peixe cru (finally), fomos enfiar-nos numa sala de cinema para ver o que vinha dali. 

(e para quem ficar a pensar "xii.. com tanto filme romântico para ver nessa noite, foram escolher uma porcaria dum filme com robots e explosões" é porque não leu este post :D)

desta vez não fui às escuras. não consegui resistir e andei a empanturrar-me com spoilers, criticas, discussões e o caneco, sabia perfeitamente o que me esperava. e acabei por sair do cinema não chateada, mas sim com pena do filme.. não sei o que é pior. 

é impossível não entrar em comparações, têm simplesmente demasiadas semelhanças.. mas este é tão tenrinho, coitadinho.. parece uma adaptação estilo disney, para vendê-lo à audiências mais jovens ou sensíveis.. até o "motherfucker" do samuel l. jackson foi censurado.. tipo.. porqué que raio metem o homem no filme se ele não pode mandar caralhadas? does not compute.. se o robocop original tivesse sido igual a este, muito dificilmente se teria tornado no filme de culto que é hoje, que décadas depois ainda mexe tanto com os fãs..

 

ah e tal, vamos refazer o filme, mas em vez de porradaria de criar bicho durante duas horas, vamos antes dedicar-nos a explorar o lado humano da máquina. é capaz de ser interessante.

 

NOT!

 

desculpem lá.. outros até poderão, mas eu não estou realmente interessada no lado moral e ético da coisa, no funcionamento da máquina em si, nos seus dilemas e crises existenciais e muito menos na reação da família.. eu quero ver o que é que ela é capaz de fazer, a sua tecnologia, as suas potencialidades em combate, a sua resistência. não se necessita de levar uma dose de antidepressivos para ter sonhos agradáveis.. para depressiva já basta a vida real!

 

no original, não houve tempo a perder. a família foi deixada completamente de parte porque o humano estava oficialmente morto, e como era "propriedade" da policia, que por sua vez era "propriedade" da OCP, os gajos pegaram no que restava do fulano, enfiaram-no na máquina e apagaram-lhe a memória à má fila e siga para bingo. foi cruel e desumano, e quando ele começa a aperceber-se daquilo que lhe aconteceu, é um dos momentos mais intensos do filme. um momento que nos faz desejar que ele comece a partir aquela merda toda e a não deixar ninguém em pé!

 

no remake, o homem não chegou a ser declarado como morto, não lhe apagaram a memória nem lhe esconderam o que estava a acontecer, e a família foi envolvida em vários níveis. foram minutos intermináveis de lengalenga e impasses, à espera que a verdadeira acção começasse.. 

 

tão mas este robocop anda à batatada ou não?

 

bom, mas e às tantas lá metem o moço de metal a perseguir os maus da fita.. pena que nessa altura já estava tão aborrecida que não consegui ficar entusiasmada. 

 

o ambiente do original é sombrio e decadente. mostra-nos uma sociedade degradada, corrupta, e tão completamente assombrada pelo crime que a policia não tinha capacidade para mais. era preciso um milagre para limpar aquilo..

neste, o cenário é pretty much o que temos hoje em dia, e para além de motivos económicos, não havia grande justificação para a insistência da corporação em querer meter robots a patrulhar uma cidade onde a policia parecia ter tudo sob controlo.

 

o único ponto realmente em comum entre os dois filmes parece ser mesmo a corporação gananciosa. os motivos que levam à construção do robot-policia são diferentes, assim como a perspectiva cientifica de todo o processo, e até a forma como adquirem o "voluntário" para a execução do protótipo. existem umas cenas inspiradas ao de leve nas originais, como a perseguição do vilão que tentou matá-lo, tiroteios em instalações abandonadas, a rusga na fabrica de droga, o confronto com ED209’s, e o CEO ir c’os porcos quando se tentava esquivar à responsabilidade. consegue-se notar outras referências, mas aí já é estar a ser muito picky lol 

 

ainda assim, a malvadez da OCP não se compara à da OmniCorp, e o sellars é um menino do coro comparado com o dick jones, e bem vale a pena perder tempo a comparar o boddicker ao vallon, estão em dimensões completamente diferentes (porra que até mesmo os vilões de hoje em dia são uns cagadinhos :P)..

 

mas pronto, eram outros tempos. não sei quais eram as preocupações sociais de há 30 anos atrás que eles procuraram satirizar no filme, à parte dos executivos manhosos e das jogadas de poder e domínio, neste foi claramente a questão da produção tecnológica ser toda made in china, na manipulação feroz dos média, no poderio militar e na propaganda americana do costume.

 

mais..

 

se o gore é dos elementos que marca o original, no remake é quase uma miragem.. nem sangue se lhe vemos a cor, muito menos pessoas a serem metralhadas barbaramente.. a única cena gore-y é quando desmontaram a máquina e mostraram o que tinham aproveitado do homem.. e a história da mão ter ficado? muito, muito má. parece quase que está a mandar uma indirecta ao original.. e serviu para o meu cérebro começar logo com ideias disparatadas, tipo.. mão, mulher horny.. :D 

não tou a ver o padilha a fazer filmes para crianças, mas vá.. imagino que os constrangimentos e imposições dos estúdios tenham algumas culpas no cartório..

 

até o icónico "canhão" que é utilizado pelo meio-homem meio-máquina, levou um upgrade fatela: dispara balas para atordoar.. what? the? fuck? chuck, is that you? O.o

 

um dos one-liners mais marcantes do primeiro, o "dead or alive you’re coming with me" quase que passa despercebido neste e a forma como foi usada não tem qualquer significado. era um trademark do humano, que sobreviveu à transformação em cyborg e ajudou mostrar que ele mantinha uma réstia de consciência e a partir daí começar a aperceber-se que havia qualquer coisa que não batia certo, e que ele era mais do que aquela máquina bojuda.

este moço nem sequer chegou a usar a expressão antes de ter sido desmembrado bahhhhh!!

 

vá lá que a do "i’d buy that for a dollar" até nem foi mal aplicada..

 

utilizaram fragmentos da épica banda sonora original, mas foram tão mal aproveitados e passaram tão despercebidos que mais valia terem estado quietos :P

 

veredicto: a essência do original passou completamente ao lado.. sem vilões dignos de registo, sem toda aquela violência gratuita e destruição sem limites, sem sangue a jorrar por todo o lado, sem palavrões disparados de rajada e humor negro, o robocop é apenas um filme politicamente correcto e aborrecido. se o outro deixou-nos vários momentos absolutamente memoráveis e inesquecíveis, este não tem nenhum que consiga realmente sobressair.. daqui por umas semanas já não me vou lembrar de grande coisa dele :/ 

 

sabem o que é que me incomodou mais no filme? o gajo ter ficado a dever uma queca à mulher.. não se faz isso a uma pessoa :P

 

anyway, o total recall já foi, o robocop já foi, quando é que anunciam o remake do starship troopers mesmo? verhoeven, andam obcecados por ti lá por hollywood, hem! XP

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Isa 17.02.2014

    O RoboCop impressionou-me e de que maneira.. foi o meu primeiro grande pancadão cinematográfico :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    'Le me

    tem idade suficiente para ter juízo, embora nem sempre pareça. algarvia desertora, plantou-se algures na capital, e vive há uma eternidade com um gajo que conheceu pelo mIRC.

    no início da vida adulta foi possuída pelo espírito da internet e entregou-lhe o corpo a alma de mão beijada. é geek até à raiz do último cabelo e orgulha-se disso.

    offline gosta muito de passear por aí, tirar fotografias, ver séries e filmes, e (sempre que a preguiça não a impede) gosta praticar exercício físico.

    mantém uma pequena bucket list de coisas que gostava de fazer nos entretantos.

    'Le liwl

    era uma vez um blog cor-de-rosa que nasceu na manhã de 16 de janeiro, no longínquo ano de 2003, numa altura em que os blogs eram apenas registos pessoais, sem pretensões de coisa alguma. e assim se tem mantido.

    muitas são as fases pelas quais tem passado, ao sabor dos humores da sua autora. para os mais curiosos, aqui ficam screenshots das versões anteriores:
    #12   #11   #10   #9   #8   #6   #5   #4

    seguir nos blogs do SAPO

    email: hello@liwl.net

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    'Le Archive

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2004
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2003
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D