O pedinte
Fevereiro 24, 2017
tinha que ir à lavandaria, e como era coisa para demorar algum tempo e estávamos esfomeados, passamos numa pizzaria e trouxemos o jantar (na verdade, era o almoço). enquanto a máquina lavava, devoramos a pizza e as delicias de queijo nas calmas, com um pé no carro (estacionado à porta) e outro na minúscula lavandaria, que estava apinhada.
andávamos por ali as voltas, a queimar tempo. às tantas vejo o homem regressar da esquina, muito vagarosamente. vinha de copo de papel em riste na mão esquerda, com um semblante distante e algo consternado, como quem vagueava pelo universo enquanto repensava todas as decisões que tinha tomado na vida até aquele momento.
para ilustrar melhor a cena, estava encasacado e com o gorro enfiado até às cuecas por causa do frio.
"andas a pedir?" perguntei-lhe, a gozar.
ignorando-me completamente, chega ao pé de mim e confidencia,
"fui despejar a cola na sarjeta, para meter o copo no lixo, e aquela mulher que vai ali.. perguntou-me se tinha fome.. se queria o frango assado que ela tinha acabado de comprar.."
explodi a rir. não pela cena em si, mas pela validação. ou não tivesse eu acabado de sugerir que ele parecia um pedinte, e uma pessoa tinha acabado de oferecer-lhe comida.
ele ficou petrificado e sem saber o que responder. já eu fiquei tocada pelo gesto.. cum caneco, ainda existem pessoas decentes neste mundo, oferecer comida a um completo estranho na rua :)
mas agora que penso nisso.. se não tivéssemos comprado a pizza, podíamos ter jantado franguinho assado à borla LOL (kidding)