M-m-m-my Corona
Março 12, 2020
a sério, este 2020 vai ser jeitoso.. vai. ainda nem a meio de março vamos, e já tá o caos instalado pelo mundo inteiro!
mas tenho que admitir que tou vidrada na situação do COVID-19, e tenho andado em cima da coisa. não só porque tenho aquele "problema" de ver tudo por uma perspectiva de interesse científico, como estas merdas das doenças aguçam-me a curiosidade que é uma bruteza. depois, por ser uma cena à escala global, chovem notícias e estatísticas a todo o momento, e interessa-me acompanhar a resposta dos governos, e o comportamento da população, assim como medidas que são tomadas, ver o que funciona e o que não funciona, e as lições que se retiram. é que isto é como os acidentes aéreos, em cada um que acontece, aprende-se mais qualquer coisa, e implementam-se mais medidas de segurança, e fazem-se mais planos de contingência e cenas. é assim que as coisas evoluem.
e vá, têm aparecido piadas e memes muito bons lol
por aqui tem estado tudo tranquilo, nem houve grandes alterações à nossa rotina. pode ser porque coabito com um germofóbico, e eu própria, que para além de também sentir um certo terror pela bicharada que não se vê a olho nu, tenho um fetiche por produtos de limpeza da casa (a sério, um dia escrevo um post sobre isto). não tenho a mania das limpezas, mas anda lá perto. além disso, já é normal andar com gel e toalhitas desinfectantes na mochila.
as únicas coisas que temos mais atenção agora é, lavar as mãos com mais frequência, ter extra cuidado onde tocamos, e afastar-nos ainda mais das pessoas.. esta é uma boa altura para os introvertidos, parece que andamos a treinar a vida toda para este momento muhahaha
transportes públicos, evito o quanto posso. volto a andar quando formos um povo mais civilizado..
ok, storytime!
há praí coisa de dois anos, regressava eu do trabalho, e no mesmo autocarro vinha um fulano com ataques incessantes de tosse. o fulano tossia violentamente os pulmões para as mãos, e depois agarrava-se a tudo quanto era barra de apoio no autocarro, nem a merda dum lenço tinha. também tossia para o chão, e na direcção da porta. aquela cena meteu-me tamanho nojo, que quando cheguei a casa disse ao homem que nunca mais sentava o cu num autocarro. se eu testemunhei aquela situação, numa breve viagem de 20 minutos.. imagino quantas situações como aquela, ou piores, não acontecem todos os dias.. e com que frequência é que os transportes públicos são desinfectados? pois.. epá, ya.. sai-me mais caro e tal.. só que a minha saudinha vem primeiro, lamento.
mas por acaso, o homem apanhou um tweet que fez-me perceber porque é que - pelo menos nós - estamos a levar isto da pandemia tão na desconta:
é porque somos gen Xers, e convivemos com ameaças à humanidade desde que nascemos!!
desde as profecias sobre o fim do mundo, tipo no ano 2000, e depois em 2012; de estarmos sempre à espera da 3ª guerra mundial, ou de guerras termonucleares, ou que inteligência artificial se vire contra nós, ou de sermos exterminados por uma raça extra-terrestre, ou devorados zombies; até outras emergências de saúde globais, tipo o hiv/sida, a gripe das aves, a gripe dos porcos, o SARS, o MERS, o ébola... a sério, nós estamos mais do que habituados a estes cenários apocalípticos. esta é só mais uma ameaça, no meio de taaaantas outras...
* bocejo *
mas vá, toca a lavar as mãozinhas com frequência, e a evitar contactos desnecessários, com pessoas e coisas, e a respeitar as recomendações da direção-geral de saúde, que é para ver se o corona não nos atinge com a mesma intensidade que na itália..