Follow up
Outubro 09, 2019
dois meses após terminar a radiação, tive 3 consultas de seguimento:
radioterapia. a médica de tinha pedido um raio-x ao tórax e análises. tudo dentro dos paramentos normais. nada de reacções esquisitas na pele devido à radiação. aliás, a pele estava com muito bom aspecto, provavelmente porque mantive o regime de hidratação até a esta altura (e devia ter continuado).
cirurgia plástica. (tal como eu) o médico está bastante contente com o resultado do seu trabalho. não me importava nada que ele me desse um jeitinho na gémea, que anda toda invejosa.. é ridículo, a mama operada está com melhor aspecto que a outra. mais firme e cheiinha. ele diz-me que eventualmente vai desinchar, e provavelmente até ficar mais pequena que a outra. tou para ver.
a nódoa negra.. ou melhor, amarelada gigante que resultou da cirurgia ainda não desapareceu.
oncologia. sem nada de especial a reportar. a médica só me quer passar análises uma vez por ano.. eu queria a cada seis meses, humpf..
seis meses pós-radioterapia,
eis que a agitação regressa: consultas, e mais consultas. e exames. eco pélvica, mamografia (passei finalmente a BIRADS 2, YAY!!), eco-cardiograma com doppler para fazer despiste de toxicidade do tamoxifeno e radiação no coração, e endoscopia alta, por causa das náuseas provocadas também pelo tamoxifeno. tudo nos trinques.
se há coisa que esta provação me dá (em grande parte culpa minha, por causa das cenas que leio lol), são dúvidas. carradas de dúvidas. algumas bem parvas.. mas quando é a saúde que está na linha, vale tudo. especialmente se tivermos sorte em ter médicos abençoados com toneladas de paciência.
na consulta de senologia, aproveitei confirmar algo. já tinha ouvido a palavra "curada" na minha direcção umas quantas vezes, mas como eu sou como são tomé (ver para crer), associar a palavra "cancro" a "cura", é coisa que levo com reservas.
então como é, fiquei mesmo curada disto, ou é melhor andar atenta porque pode-se ter soltado práqui alguma célula marada com tanta mexidela, e neste momento estou "sem evidência de doença"?
a médica assegurou-me que daquele CDIS, extraído com margens limpas, seguido de radioterapia, para garantir que qualquer célula maligna foi eliminada - que sim, que fiquei curada.
fixe, tão este foi cos porcos. mas nada me garante que não venha a ter mais para me entreter no futuro, nas mamas (e por causa disso mesmo é que estou a fazer hormonoterapia), ou noutra parte qualquer do corpo - até porque radioterapia e a hormonoterapia são ambas cancerígenas.
também quis saber se devia ter atenção especial aos sinais na zona irradiada. nem por isso, a vigilância anual que já faço é suficiente. e já agora, se pelo facto da pele estar sensível por causa do tamoxifeno, se podia ter problemas com exposição solar. diz que não. que a sensibilidade é mais uma sensação que outra coisa coisa qualquer.
as consultas de senologia passam a anuais.
entretanto, porque me queixei de algumas dores quando estou na amplitude máxima de movimento do braço esquerdo, sou reencaminhada para fisiatria. a médica desta especialidade elogiou o trabalho do cirurgião na mama, e a postura, que atribuí aos esforços da PT. 15 sessões de fisioterapia, para tentar libertar o músculo peitoral das fibroses provocadas pela radioterapia.
oncologia. a médica ficou preocupada com as queixas do aparelho digestivo, mas de resto tudo ok. elogia-me o peito, diz que nem parece que fiz radioterapia.
um ano pós-cirurgia,
cirurgia plástica. a moça operada continua mais arrebitada que a gémea, mas o médico diz-me que estão muito idênticas, não vale a pena fazer ajustes na outra.. bah!!
recebi alta desta especialidade.
oncologia. a médica também está muito contente com a recuperação da cirurgia, e sucesso dos tratamentos. a minha reacção ao tamoxifeno já deixou de lhe dar preocupações. as consultas passam de 3 para 6 meses.