Odeceixe!
Agosto 29, 2012
é um sitio que fica no "limbo": demasiado longe para ir de fim-de-semana porque são necessárias duas horas e meia para lá chegar, e demasiado longe para visitar quanto estamos de fim-de-semana na terrinha.. vai daí, à excepção de um ou outro dia de praia quando andamos pelas redondezas, não é sítio que costumemos frequentar.
depois de dois dias a vagabundear entre a praia do carvalhal e a zambujeira, mudámo-nos para lá, que o marido adora a praia eu andava maluca para voltar a "acampar" na margem do rio. então à noitinha, antes de assentarmos arraiais, fomos até à vila dar a volta de reconhecimento e morder o ambiente.
quando era miúda ia lá muito com os meus pais, mas já não me lembrava de nada aquilo.. a julgar pela quantidade de carros estacionados junto à estrada e pela dificuldade em encontrar sítio para deixar o nosso, aquilo parecia ser um destino bastante concorrido..
odeceixe é um *bocadinho* labiríntica. tomámos uma rua ao calhas e começamos a subir. não se via vivalma. subimos, subimos, subimos e nada..
aquilo já me estava a fazer confusão. tão.. uma porrada de carros lá embaixo e não se via ninguém por ali? ondé que estavam as pessoas, os restaurantes e as lojas? seria aquilo uma espécie de dormitório veraneio?
quando chegámos à igreja decidimos começar a descer.. à medida que íamos descendo em direcção à zona mais central, começou-se a notar um burburinho, que aumentava cada vez mais. até que às tantas...
... a vida explodiu nas ruas!
restaurantes, bares, pastelarias, pensões, lojas, e gente.. MONTES de gente. finalmente!!
da estrada não se vê nada daquilo. ficámos mesmo surpreendidos lol
nessa noite andámos que nos fartamos. é mesmo um sitio muito giro, quase nem parece ser algarvio. casinhas arranjadas, bem aconchegadas, ruas limpas, comércio e alojamento concentrados na mesma zona, nada de muito espalhafatoso. apetecia estar por ali.
nos dias seguintes jantamos por lá, naquele que nos pareceu o melhor restaurante das redondezas, o chaparro. tava sempre a deitar por fora, listas de espera e tudo, mas quando nos sentávamos, éramos servidos com uma rapidez impressionante. a comida era à maneira e o preço em conta!
a praia de odeceixe é a típica praia da costa sudoeste: ar selvagem devido às falésias e ao mar revolto. apesar disso, é abrigada e bastante agradável.. e enorme. é também bastante concorrida, mas parece nunca encher realmente.
..e depois há o rio (ou ribeira), uma excelente alternativa para quem quer tomar banho e receia a ondulação. à maré cheia, transforma-se numa piscina gigantesca, com uma corrente que oferece horas de diversão. os putos então, passam-se!
o meu maior desgosto foi não ter uma canoa, mas fomos ao chinês buscar um colchão de ar que se revelou num excelente investimento.. mas isso fica para outro post :D