Jantar malino
Abril 13, 2005
Peixito no forno! Foi a primeira vez que me aventurei neste tipo de iguarias, aparentemente complexas hi hi hi
De facto, já andava a "chorar" por um peixinho no forno à semanas, e ontem, quando fomos ao Jumbo, apesar das horas, não quis sair de lá sem trazer um parguito com meio quilo para mim e para o marido. Por sorte, estava lá uns com tão bom aspecto que não conseguimos resistir...ainda não estava cozinhado e já estávamos a salivar loll
Comecei a prepará-lo por volta da uma da manhã (leram bem), e quando fomos comer eram 2 e meia (perdemos dois episódios importantes de dragonball lol). Estava soberbo!
Então precisamos de:
(para 2 pessoas)
1 Pargo com meio quilo
400 gr de batatinhas próprias para o forno
1 cebola
1 tomate
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho
1 dl de água
3 colheres de vinho branco
1/2 colher de colorau
1/2 colher de massa de pimento
1/2 folha de louro
1 raminho de salsa
margarina
azeite q.b.
sal grosso q.b.
pimenta q.b.
Primeiro lavei as batatas e puz a cozer com pele e tudo. Acendi o forno nos 160º C.
Depois fui tratar do peixe. Como já vinha amanhado, só precisei de lava-lo, dar dois golpes de cada lado, passar-lhe sal, e em cada golpe colocar duas rodelitas de alho.
Depois num pirex, coloquei a cebola e o tomate cortados às rodelas, 3 tomates pelados picadinhos, a folha de louro e a salsa (de cada lado do pirex). Temperei com pimenta, meti lá o peixe, e reguei-o com azeite.
Num recipiente juntei a água, com o vinho, o colorau, a massa de pimento e um pouco da calda do tomate pelado, e reguei o peixe e a cebola com esta mistura.
Para finalizar, coloquei bocaditos de margarina por cima e por dentro do peixe, e meti mais um pouco de sal.
Vá pó forno!
Entretanto as batatas acabaram de cozer, pelei-as e cortei-as ao meio. Passados 25 mn do peixe estar no forno, coloquei as batatas em redor, e aumentei a temperatura para 180 ou 200ºC. Em cima das batatas meti uma mistura de ervas que tenho aqui para o efeito. Ficou lá mais 20 minutos.
Desde que o meti no forno até o tirar, ia regularmente, mais ou menos a cada 10 minutos, regar o peixe com o próprio caldo, para ele não secar muito e ficar mais gostosinho. Convém fazer isto com cuidado por causa das queimadelas no forno ou no pirex he he
Por incrível que pareça, acertei na quantidade de sal, o molho, como sempre não apurou mas estava óptimo lol..tava mesmo bom, o marido encheu bem o pandulho (ele comeu quase 2/3 do peixe hi hi hi). Para finalizar, tinha duas taças de morangos com gelado de baunilha e morango. Hum Hum, que maravilha... acabamos de jantar eram quase três da manhã. LOL!