Lasanha
Fevereiro 02, 2005
Vocês nunca provaram uma lasanha tão boa. Pode levar bastante tempo a confeccionar (cerca duas horas), mas é uma delicia. Vale bem o tempo empregue.
Então precisamos de....
(para 4 pessoas)
1/2 de carne de vaca
3 cebolas
3 pimentos
3 cenouras
1 tomate
Cogumelos q.b.
2 latas de tomate pelado
1 caixa de pastas de lasanha
1 fatia de bacon ou presunto
1 folha de louro
Massa de pimentão q.b
Vinho branco q.b.
Azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Pimentão doce q.b.
Margarina
Bechamel
Queijo parmesan
Queijo ralado
Molho à Bolonhesa
Primeiro pica-se 1 cebola, 1 pimento, as 3 cenouras, os cogumelos, a fatia de bacon/presunto e o conteúdo de uma lata de tomate pelado para dentro de um tacho, onde se adicionou previamente, um fiozinho de azeite. Junta-se-lhe a carne picada, rega-se com um bocado de vinho branco e coloca-se um pouquinho do molho do tomate que está na lata. A ideia é não deixar a mistura nem muito seca, nem demasiado liquida. Deixa-se cozinhar.
Passado uns 10/15 minutos, tempera-se com sal, massa de pimento, e pimenta, tudo ao gosto. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando.
Entretanto....
Molho Napoli
Corta-se em rodelas duas cebolas, dois pimentos, e um tomate, para dentro de um tacho, com um fiozinho de azeite.
Deixa-se alourar e pica-se o tomate pelado (quantidade ao gosto, mas é praticamente a lata toda). Junta-se-lhe uma folha de louro, um bocado de sal, pimenta e pimentão doce.
Deixa-se cozinhar, e se necessário, juntar um pouco do sumo do tomate em lata. A ideia é ficar com um aspecto tipo refogado.
Entretanto...
Coze-se as pastas, num tacho com muita água, um bocado de margarina, e sal.
A quantidade de pastas a cozer vai depender do recipiente onde se vai fazer a lasanha. Se for um pirex médio, são precisas 9 pastas. Três para cada nível.
Importante: não juntar as pastas todas de uma só vez. Meter uma a uma, e verificar de vez em quando se não se colaram.
Entretanto...
A bolonhesa já deve estar quase pronta (o tempo de cozedura é entre 35 a 45 mn). Para saber basta provar um bocadinho. O molho napoli também já deve estar no ponto, e as pastas, mal estejam cozidas (o que uns 8/9 mn), devem ser logo retiradas de agua quente, se não, colam-se todas umas às outras. O procedimento indicado (pelo menos por mim, lol), é tirar o tacho do fogo, mete-lo debaixo da torneira até transbordar, e até já não haver agua quente no tacho.
Ok...
Pega-se num pirex médio, não precisa ser muito grande (um que dê para cozinhar comida para 4 pessoas), unta-se-lhe o fundo com margarina.
Forra-se o fundo com 3 pastas. Coloca-se uma camada de carne, coloca-se um bocadinho de molho bechamél, e polvilha-se com um bocadinho de queijo parmesan.
Coloca-se mais três pastas, e repetimos o procedimento.
Coloca-se mais três pastas e colocamos o molho napoli ao gosto. Terminamos com o queijo ralado e mais um bocadinho de queijo parmensan.
Se quiserem, podem decorar com azeitonas e um raminho de salsa.
Cansados?
Então enfiem isso no forno, a uns 220º ou 240º graus durante uns 20 mn. Quando estar com um aspecto delicioso (queijo derretido e tostado), está na altura de servir.
Já agora, enquanto isso está no forno, façam uma saladinha verde (alface, cebola e pimento), que é o toque final.
Sim, é cansativo, e eu estava à pressa, pois só comecei a cozinhar às nove na noite, para estar pronto às onze. Ter que picar tudo à pata (ainda não tenho a picadora bahhh), fazer os molhos, lavar a porcaria toda que fiz, pôr a mesa e lavar o chão, às tantas já me doía o peito e tive que parar..
Vá lá que o marido, a mana e a visita concordaram que estava uma delicia! Valeu bem apena o esforço ^^
É verdade, se algum dia experimentarem as minhas receitas, gimme some feedback he he he